Exausta, sobrecarregada e dormindo mal......Talvez o problema não seja hormonal
- macchionerenata
- 7 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Muito comum a gente se pegar perguntando por que a libido não está legal, por que a memória está falhando ou por que a irritação está a flor da pele. Escuto isso como das maiores queixas na hora da consulta. E é então que abro espaço para ouvir: "Me conta um pouco como anda a sua vida, sua rotina..."
Parece que não aprendemos nada com a pandemia, onde fomos obrigadas a desacelerar...Estamos retomando aquele velho e insalubre "modos operandus": multi-itarefa, ligadas à tela tempo integral, sempre coma cabeça em outro lugar pensando naquele outro assunto que deixamos de cuidar.
E onde fica a prioridade com nós mesmas se estamos sempre priorizando outras coisas?!?! Se vivemos culpadas por não entregarmos ao mundo todas as tarefas que achamos que devemos entregar e ainda, com 110% de qualidade?
E aí que nosso sono, a qualidade com a nossa alimentação, o tempo para a atividade física e nossa vida sexual (Sim! mulheres colocam o sexo láaaaaaa embaixo na lista de prioridades), ficam negligenciados.
Mulher, nós precisamos dormir! E tem que ser sono de qualidade, aquele que inclui a primeira e a segunda metades da noite, porque cada etapa tem um tipo de benefício e depende do nosso rítimo ciradiano. E o rítimo circadiano é dado pelo planeta (e nosso hormônios seguem este rítmo!!)
Explico: Na primeira metade da noite, aquela que começa ao redor de 22h até umas 03h, nosso sono é profundo, responsável pelo verdadeiro descanso, pela restauração da nossa imunidade, pela limpeza do nosso organismo. Já a segunda metade, depois das 03h é quando sonhamos, temos um sono mais leve e mais curto, é a etapa responsável pela consolidação do aprendizado e da memória! É aqui que eu escuto o passarinho cantar e volto a dormir, ou ainda levanto para um xixi....rsrsrs
Não tem como acordar descansada se te faltou uma dessas partes, entende? E com o cansaço, a ausência de energia para treinar, memória ruim e ...... vida sexual mais uma vez para o fim da lista de prioridades. Ok, vamos pensar também na sua liberação hormonal: aqui o tratamento é deixar eles serem liberados e modulados da melhor forma possível, seguindo o rítimo circadiano da Terra e durante boa parte do nosso sono.
Vamos começar essa sua nova etapa de promoção à saúde por aqui?!?!
bjoooo e uma ótima noite :)

댓글